fbpx
loader

7 investimentos isentos do IR

Com o imposto de renda 2021 e a taxa selic subindo, o investidor começa a voltar a procurar investimentos de renda fixa isentos de I.R. O mercado financiero oferece uma variedade de investimentos que podem servir aos planos de curto, médio e longo prazo do investidor. Além disso, é possível encontrar ativos de maior ou menor risco, a depender do perfil e estratégia que cada carteira pode suportar. No entanto, seja qual for o seu planejamento ou composição de alocações, você já deve ter se deparado com as alíquotas que comem parte da rentabilidade do investimento: o Imposto de Renda (IR).

Utilizado como um meio de angariamento de recursos ao estado, o Imposto de Renda aplicado aos investimentos funciona de acordo com uma tabela regressiva, que se baseia no tempo em que o dinheiro ficou aplicado. Se o valor for alocado por até seis meses, a rentabilidade será taxada em 22,5%; se for de 180 dias a um ano, a alíquota será de 20%; entre um ano e dois, 17,5%; e por fim, acima de dois anos, 15%.

Apesar de ser desagradável observar parte da rentabilidade do investimento ser cortada, há diversas opções de ativos que estão isentas da mordida do leão. Em sua maioria, isso ocorre pelo interesse do governo em fomentar certos setores, tal como a habitação e o agronegócio. Desse modo, acompanhe a lista com as melhores opções de ativos isentos de IR:

1- LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
Protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante o ressarcimento de investidores caso uma instituição financeira venha a falir, o LCI é um investimento de baixo risco. O lastro do ativo é proveniente do mercado imobiliário, por meio de alienação de imóveis e hipotecas.

2- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

O LCA, igualmente ao LCI, é considerado um investimento de baixo risco, uma vez que o FGC também respalda os investidores deste ativo de renda fixa. A diferença deste investimento em relação ao LCI é que os recursos angariados são utilizados para financiar o agronegócio.

3- CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
O CRA representa a promessa de pagamentos futuros sobre um valor investido em financiamentos do agronegócio. O lastro da operação está nos recebíveis advindos de acordos entre empresários do agronegócio e terceiras partes, para a compra de insumos e máquinas, por exemplo.

4- CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
Assim como o CRA, o CRI representa a promessa de futuros pagamentos sobre o valor investido na operação, porém, o lastro do CRI advém dos créditos imobiliários. Estes podem ser financiamentos, contratos e locações. Ambos são investimentos de renda fixa, porém, apresentam maior grau de risco, uma vez que nem sempre as dívidas são pagas por parte dos credores.

5- Debêntures Incentivadas
As debêntures são títulos emitidos por empresas. Sua função é angariar recursos para fomentar o crescimento da companhia. Este tipo de investimento permite que você receba o capital que aplicou com juros. Por serem incentivadas pelo governo, este tipo de debênture não sofre captação do imposto de renda.

6- Ações
Se a venda das ações não exceder R$ 20 mil por mês, o investidor estará isento de pagar imposto de renda. Caso o valor seja ultrapassado, a alíquota cobrada sobre a rentabilidade dos ativos será de 15%. É bom ressaltar que a parcela de dividendos recebida pelo acionista não entra no cálculo.

7- Fundos Imobiliários
Investir em Fundos Imobiliários também pode ser uma opção aos que querem fugir do imposto de renda. Neste caso, os cotistas não precisarão pagar as alíquotas sobre os dividendos distribuídos. No entanto, esta regra está restrita aos rendimentos do fundo, uma vez que a rentabilidade proveniente da venda das cotas deverá ser tributada em 20%.

A Visão Investimentos - Agente Autônomo de Investimentos Ltda está devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº497/11, e é credenciada junto à Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda., o que pode ser verificado no site da CVM (www.cvm.gov.br) ou no site da ANCORD (http://www.ancord.org.br) ou no site da Safra Corretora - www.safra.com.br/agentesautonomoscredenciados. A marca SAFRA INVEST é de propriedade e objeto de direitos exclusivos de empresas das Organizações Safra, das quais faz parte a Safra Corretora de Valores e Cambio Ltda. O Agente Autônomo é um intermediário e depende de ordem prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro e de capitais. Esta mensagem tem conteúdo meramente informativo. As informações ora prestadas são de caráter geral e exemplificativo, estando sujeitas a alterações, condições adicionais e negociação específica para cada investimento realizado, não se configurando ou devendo ser entendida como oferta pública ou privada, relatório de análise ou consultoria de valores mobiliários tais como definidos na legislação e regulamentação em vigor. As informações expressas neste documento foram obtidas de fontes públicas consideradas seguras, porém não é garantida a sua precisão ou completude, não devendo ser consideradas como tal. Investimentos em títulos e valores mobiliários envolvem riscos. A decisão pelo tipo e perfil de investimento é de responsabilidade exclusiva do cliente, razão pela qual se recomenda fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações pretendidas, riscos, condições e tributação aplicável. Quaisquer referências e rentabilidades passadas não significam de qualquer forma a garantia ou previsibilidade de rentabilidades futuras. O Grupo Safra não será responsável por perdas diretas, indiretas ou lucros cessantes decorrentes da utilização deste material para quaisquer finalidades. A presente publicação e todos seus elementos literais e gráficos constituem uma obra autoral protegida, estando os diretos sobre a mesma reservados.