fbpx
loader

A terceirização da frota garante economia de pelo menos 10% em comparação aos custos totais de uma frota própria, afirma especialista

A alta dos juros e o aumento do preços dos veículos ampliou a vantagem da utilização de frotas terceirizadas pelas empresas, segundo o consultor Walter Kirschner, especializado em gestão de frotas de veículos.

“A terceirzação da frota garante uma economia de pelo menos 10%, em comparação aos custos de se manter e administrar uma frota própria”, afirma o especialista.

Ele cita algumas das razões que explicam a vantagem, quando se considera o custo total de propriedade, o chamado TCO (Total Cost of Ownership), sigla usada nas análises de todos os custos envolvidos na aquisição.

“Em primeiro lugar, o frotista trabalha com ganho de escala, pois ele compra volumes maiores de veículos e com isso consegue descontos expressivos, normalmente de mais de 20%”, comenta.

O ganho de escala também garante economia de cerca de 30% nos serviços de manutenção, acrescenta ele, graças à especialização das empresas de locação de veículos. As locadoras trabalham com gestão profissionalizada da frota, garantindo todas as revisões e manutenção preventiva.

As locadoras também ficam responsáveis por todas as obrigações legais, desde o IPVA até o acerto de eventuais multas.

“Se a empresa tem uma frota própria, ela vai ter um grande número de contas para acertar por mês, enquanto a empresa que terceiriza a frota tem apenas uma conta mensal com a locadora, que resolve todas as despesas e obrigações de cada veículo”, comenta.

Frota terceirizada tem vantagem tributária
Uma vantagem adicional em termos de custo é o incentivo fiscal em 17 Estados brasileiros na forma de IPVA diferenciado para as locadoras. Em São Paulo, por exemplo, o IPVA é de 4% do valor do veículo para pessoas físicas e jurídicas e de apenas 1% para as locadoras.

Além da vantagem financeira, ele cita a economia de trabalho interno das empresas para gerir a frota.

Por todas essa vantagens, ele acredita que o mercado de locação ainda tem muito espaço para crescer no Brasil.

Segundo ele, as grandes empresas já descobriram as vantagens da terceirização das frotas. Mas, em todo o País, apenas 15% ou 20% das empresas usam frotas terceirizadas. “Este é um mercado muito promissor, com muito espaço para crescer”, afirma.

No ano passado 25% dos veículos vendidos no mercado interno pelas montadoras foram para as locadoras – há três anos o índice era em torno 20%.

Locadoras ampliam serviços de mobilidade com carro por assinatura
“Cada vez mais a mobilidade vem sendo providenciada pelas locadoras”, afirma Walter Kirschner. Ele cita também o sucesso dos veículos por assinatura, modalidade na qual a pessoa paga uma prestação fixa e não se preocupa com financiamento, seguro, IPVA, custos de manutenção e todas as demais obrigações de quem é proprietário.

“A comodidade de não se preocupar com IPVA, manutenção e revisões também vem atraindo as pessoas físicas na hora de comprar um carro”, afirma, garantindo que os preços dos veículos por assinatura são vantajosos, especialmente para quem não quer se preocupar com todos os custos e cuidados do automóvel.

Segundo ele, a frota das locadoras está em torno de um milhão de veículos, sendo que aproximadamente 60% refere-se ao setor de rent-a-car e o restante está nos frotistas.

O número de locadoras cresceu no País, passando de 8,5 mil em 2017 para 13,9 mil em 2021. No mesmo período, o número de usuários de serviços das locadoras quase dobrou, passando de 27,2 milhões para 50,1 milhões. Já o faturamento anual total do setor aumento de R$ 13,5 bilhões em 2017 para R$ 20,6 bilhões.

A Visão Investimentos - Agente Autônomo de Investimentos Ltda está devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº497/11, e é credenciada junto à Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda., o que pode ser verificado no site da CVM (www.cvm.gov.br) ou no site da ANCORD (http://www.ancord.org.br) ou no site da Safra Corretora - www.safra.com.br/agentesautonomoscredenciados. A marca SAFRA INVEST é de propriedade e objeto de direitos exclusivos de empresas das Organizações Safra, das quais faz parte a Safra Corretora de Valores e Cambio Ltda. O Agente Autônomo é um intermediário e depende de ordem prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro e de capitais. Esta mensagem tem conteúdo meramente informativo. As informações ora prestadas são de caráter geral e exemplificativo, estando sujeitas a alterações, condições adicionais e negociação específica para cada investimento realizado, não se configurando ou devendo ser entendida como oferta pública ou privada, relatório de análise ou consultoria de valores mobiliários tais como definidos na legislação e regulamentação em vigor. As informações expressas neste documento foram obtidas de fontes públicas consideradas seguras, porém não é garantida a sua precisão ou completude, não devendo ser consideradas como tal. Investimentos em títulos e valores mobiliários envolvem riscos. A decisão pelo tipo e perfil de investimento é de responsabilidade exclusiva do cliente, razão pela qual se recomenda fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações pretendidas, riscos, condições e tributação aplicável. Quaisquer referências e rentabilidades passadas não significam de qualquer forma a garantia ou previsibilidade de rentabilidades futuras. O Grupo Safra não será responsável por perdas diretas, indiretas ou lucros cessantes decorrentes da utilização deste material para quaisquer finalidades. A presente publicação e todos seus elementos literais e gráficos constituem uma obra autoral protegida, estando os diretos sobre a mesma reservados.