fbpx
loader

As famílias brasileiras gastaram 2,28% a mais com Transportes em fevereiro, um impacto de 0,45 ponto porcentual sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os preços dos combustíveis aumentaram 7,09% em fevereiro.

“A gente tem tido vários sucessivos reajustes nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias, o que acaba chegando ao consumidor final. E o etanol sobe porque é um substituto”, observou Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.

Gasolina sobe 28% em 9 meses
A gasolina subiu 7,11% em fevereiro, sendo responsável sozinha por 0,36 ponto porcentual da taxa de inflação de 0,86% de fevereiro, cerca de 42% do IPCA.

Também ficaram mais caros os preços do etanol (alta de 8,06% e impacto de etanol 0,05 ponto porcentual), óleo diesel (5,40%) e gás veicular (0,69%). Com os resultados de fevereiro, os combustíveis acumulam alta de 28,44% nos últimos nove meses.

“A gasolina subiu quase 28% em nove meses. Lembrando que a gasolina é o item de maior peso no IPCA”, disse Kislanov.

As famílias também pagaram mais nos automóveis novos (0,55%), automóveis usados (0,71%) e pneus (1,26%). O ônibus urbano subiu 0,33%, devido a reajustes no Recife e em Vitória. O trem aumentou 0,56%, em consequência do reajuste de 6,38% nas passagens do Rio de Janeiro em 23 de fevereiro.

As passagens aéreas tiveram um recuo de 3,04% em fevereiro. (AE)

A série Primeiros Passos tem como objetivo apresentar as principais características de alguns dos investimentos mais comuns com uma linguagem simples. O material é elaborado para quem está começando no mercado. Além de dicas dicas gerais, são detalhadas informações como custos e tributação.

.

A Visão Investimentos - Agente Autônomo de Investimentos Ltda está devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº497/11, e é credenciada junto à Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda., o que pode ser verificado no site da CVM (www.cvm.gov.br) ou no site da ANCORD (http://www.ancord.org.br) ou no site da Safra Corretora - www.safra.com.br/agentesautonomoscredenciados. A marca SAFRA INVEST é de propriedade e objeto de direitos exclusivos de empresas das Organizações Safra, das quais faz parte a Safra Corretora de Valores e Cambio Ltda. O Agente Autônomo é um intermediário e depende de ordem prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro e de capitais. Esta mensagem tem conteúdo meramente informativo. As informações ora prestadas são de caráter geral e exemplificativo, estando sujeitas a alterações, condições adicionais e negociação específica para cada investimento realizado, não se configurando ou devendo ser entendida como oferta pública ou privada, relatório de análise ou consultoria de valores mobiliários tais como definidos na legislação e regulamentação em vigor. As informações expressas neste documento foram obtidas de fontes públicas consideradas seguras, porém não é garantida a sua precisão ou completude, não devendo ser consideradas como tal. Investimentos em títulos e valores mobiliários envolvem riscos. A decisão pelo tipo e perfil de investimento é de responsabilidade exclusiva do cliente, razão pela qual se recomenda fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações pretendidas, riscos, condições e tributação aplicável. Quaisquer referências e rentabilidades passadas não significam de qualquer forma a garantia ou previsibilidade de rentabilidades futuras. O Grupo Safra não será responsável por perdas diretas, indiretas ou lucros cessantes decorrentes da utilização deste material para quaisquer finalidades. A presente publicação e todos seus elementos literais e gráficos constituem uma obra autoral protegida, estando os diretos sobre a mesma reservados.