fbpx
loader

Confira as recomendações básicas para evitar a clonagem do celular, um tipo de golpe cada vez mais comum e que pode custar caro

Os aplicativos de mensagens facilitam a comunicação, mas também podem ser uma porta aberta para golpistas. Um crime cada vez mais comum é o golpe da clonagem da conta do WhatsApp, que continua fazendo vítimas todos os dias, apesar dos alertas da polícia e dos especialistas em crimes eletrônicos.

Na pandemia, tem golpista que se apresenta como funcionário dos órgãos de saúde querendo agendar a vacina da covid-19.

Os golpistas se apresentam também como funcionário de site de compra ou de um instituto de pesquisa, por exemplo, e pedem que a vítima digite um código de seis números para supostamente ativar um anúncio ou ratificar a pesquisa.

Esse código é a verificação do WhatsApp e com ele o criminoso consegue dar o golpe e clonar a conta do consumidor.

Código de verificação permite clonagem
Após a clonagem, o golpista dispara mensagens para os contatos da vítima pedindo empréstimo, sempre simulando alguma necessidade urgente.

Muita gente acaba transferindo dinheiro para a conta sugerida sem perceber que se trata de um golpe. Isso acontece porque a mensagem pedindo empréstimo vem de um patente ou conhecido com quem a vítima costuma conversar pelo WhasApp com certa frequência.

A principal recomendação para quem não quer ter o celular clonado é jamais enviar o código de seis números.

Uma providência simples e que garante total segurança contra clonagem é habilitar a “verificação em duas etapas” no WhatsApp. Basta clicar em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.

Caso tenha sido vítima deste golpe, a pessoa deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta. Confira a seguir algumas providências que podem ser tomadas para evitar tornar-se vítima nesse tipo de fraude.

Como evitar um golpe pelo Whatsapp
Jamais forneça dados, senhas ou códigos;
Não acredite em ofertas de vantagens enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;

fonte: https://oespecialista.com.br

A Visão Investimentos - Agente Autônomo de Investimentos Ltda está devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº497/11, e é credenciada junto à Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda., o que pode ser verificado no site da CVM (www.cvm.gov.br) ou no site da ANCORD (http://www.ancord.org.br) ou no site da Safra Corretora - www.safra.com.br/agentesautonomoscredenciados. A marca SAFRA INVEST é de propriedade e objeto de direitos exclusivos de empresas das Organizações Safra, das quais faz parte a Safra Corretora de Valores e Cambio Ltda. O Agente Autônomo é um intermediário e depende de ordem prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro e de capitais. Esta mensagem tem conteúdo meramente informativo. As informações ora prestadas são de caráter geral e exemplificativo, estando sujeitas a alterações, condições adicionais e negociação específica para cada investimento realizado, não se configurando ou devendo ser entendida como oferta pública ou privada, relatório de análise ou consultoria de valores mobiliários tais como definidos na legislação e regulamentação em vigor. As informações expressas neste documento foram obtidas de fontes públicas consideradas seguras, porém não é garantida a sua precisão ou completude, não devendo ser consideradas como tal. Investimentos em títulos e valores mobiliários envolvem riscos. A decisão pelo tipo e perfil de investimento é de responsabilidade exclusiva do cliente, razão pela qual se recomenda fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações pretendidas, riscos, condições e tributação aplicável. Quaisquer referências e rentabilidades passadas não significam de qualquer forma a garantia ou previsibilidade de rentabilidades futuras. O Grupo Safra não será responsável por perdas diretas, indiretas ou lucros cessantes decorrentes da utilização deste material para quaisquer finalidades. A presente publicação e todos seus elementos literais e gráficos constituem uma obra autoral protegida, estando os diretos sobre a mesma reservados.