fbpx
loader

Governador de São Paulo anuncia ‘fase emergencial’ para vigorar por 15 dias a partir de segunda-feira, 15, com toque de recolher

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 11, que todo o Estado entrará em uma fase ainda mais restritiva do plano de reabertura da economia.

A chamada “fase emergencial” valerá a partir de segunda-feira, 15, e seguirá até o dia 30 de março.

O anúncio havia sido antecipado pelo governador João Dória (PSDB), pelo Twitter. A confirmação e o detalhamento foram feitos em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

Medidas da ‘fase emergencial’
Além de englobar as medidas da fase vermelha do chamado Plano São Paulo, a fase emergencial abrange escolas e templos religiosos.

Assim como no estágio anterior, na fase emergencial funcionam somente os serviços essenciais: mercados, açougues, hotéis, oficinas de veículos, postos de combustíveis, padarias, farmácias, clínicas veterinárias e o transporte público.

O Bom Prato, serviço que fornece alimentação por R$ 1 a pessoas de vulnerabilidade continuará a funcionar.

As escolas estaduais, municipais e particulares poderão abrir com o limite de até 35% da capacidade, mas o governo de SP recomenda que as escolas que puderem ficar fechadas, o façam. As escolas municipais ficam a cargo da decisão dos prefeitos, mas a recomendação é de que permaneçam fechadas.

Na rede estadual de ensino, os recessos de abril e outubro serão antecipados para o período de 15 a 28 de março. Os alunos não terão atividades obrigatórias para serem desenvolvidas no período.

O Estado permitirá que templos religiosos permaneçam abertos, mas sem cultos e missas. Todos os outros serviços e o comércio em geral, como academias e shoppings centers, estão fechados.

Outras medidas restritivas anunciadas pelo governo estadual são:

Toque de recolher entre 20 horas e 5 horas
Proibição de atividades esportivas coletivas
Fechamento de lojas de materiais de construção
Regime de trabalho remoto para atividades administrativas não essenciais em órgãos públicos e empresas privadas
Proibição de entrega de alimentos e produtos em local, sendo permitido somente o modo drive-thru
Proibição de praias e parques
Proibição completa de aglomeração
Uso de máscaras em todos os ambientes internos e externos
Desde o último sábado, 6, todas as regiões do Estado estão na chamada fase vermelha do Plano São Paulo, até então a mais dura quanto ao funcionamento do comércio e de serviços não essenciais.

Recomendações às empresas sobre o transporte público
O governo de SP também divulgou recomendações de escalonamento de horário de entrada de funcionários às empresas de todo o Estado, para evitar aglomerações no transporte público:

5h – 7h: trabalhadores da indústria
7h – 9h: trabalhadores de serviços
9h – 11h: trabalhadores do comércio

Esportes
Perguntado na entrevista coletiva sobre as competições esportivas, como o Campeonato Paulista de futebol masculino, Dória afirmou que as partidas marcadas para sábado, 13, e domingo, 14, acontecerão.

Porém, a partir de segunda-feira, o torneio deve ser paralisado por pelo menos 15 dias, período em que deve vigorar a fase emergencial.

No entanto, o governador não confirmou se os clubes de futebol poderão utilizar sues centros de treinamento para trabalhar, uma vez que torneios nacionais, como a Copa do Brasil, e internacionais, como a Copa Libertadores da América, não devem parar.

Vacinação
Na quarta-feira, 10, governo paulista anunciou que a vacinação de idosos com 75 e 76 anos de idade iniciará em 15 de março. A partir de 22 de março, será a vez das pessoas de 72, 73 e 74 anos.

A vacinação destes grupos de idosos ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos drive-thru.

Até o momento, o Estado de São Paulo já vacinou 3.647.279 pessoas contra a covid-19.

Desse total, 2.649.221 cidadãos receberam a primeira dose e outros 999.058 já têm a segunda dose aplicada no braço.

Também foi anunciado que o Instituto Butantan finalizou uma pesquisa em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que comprova que a vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac é resistente às novas variantes do coronavírus.

A Visão Investimentos - Agente Autônomo de Investimentos Ltda está devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº497/11, e é credenciada junto à Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda., o que pode ser verificado no site da CVM (www.cvm.gov.br) ou no site da ANCORD (http://www.ancord.org.br) ou no site da Safra Corretora - www.safra.com.br/agentesautonomoscredenciados. A marca SAFRA INVEST é de propriedade e objeto de direitos exclusivos de empresas das Organizações Safra, das quais faz parte a Safra Corretora de Valores e Cambio Ltda. O Agente Autônomo é um intermediário e depende de ordem prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro e de capitais. Esta mensagem tem conteúdo meramente informativo. As informações ora prestadas são de caráter geral e exemplificativo, estando sujeitas a alterações, condições adicionais e negociação específica para cada investimento realizado, não se configurando ou devendo ser entendida como oferta pública ou privada, relatório de análise ou consultoria de valores mobiliários tais como definidos na legislação e regulamentação em vigor. As informações expressas neste documento foram obtidas de fontes públicas consideradas seguras, porém não é garantida a sua precisão ou completude, não devendo ser consideradas como tal. Investimentos em títulos e valores mobiliários envolvem riscos. A decisão pelo tipo e perfil de investimento é de responsabilidade exclusiva do cliente, razão pela qual se recomenda fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações pretendidas, riscos, condições e tributação aplicável. Quaisquer referências e rentabilidades passadas não significam de qualquer forma a garantia ou previsibilidade de rentabilidades futuras. O Grupo Safra não será responsável por perdas diretas, indiretas ou lucros cessantes decorrentes da utilização deste material para quaisquer finalidades. A presente publicação e todos seus elementos literais e gráficos constituem uma obra autoral protegida, estando os diretos sobre a mesma reservados.